sábado, 17 de novembro de 2007

FIKE 2007 | Dia 2 | Day 2

COMPETIÇÃO 2

O segundo dia do FIKE – Festival Internacional de Curtas-Metragens de Évora teve ínicio com a sessão de competição número dois. Uma visão hipócritamente paternalista sobre o Cinema afastaria a vertente Animação dos seus domínios. No entanto, quatro filmes de animação num total de sete marcam decididamente a posição do festival em relação a este género plástico cinematográfico. The Nest´s Guardian, filme luxemburguês, filmado em 35mm por Olivier Pesch trata as peripécias de um aviário muito original. A técnica de stop-motion aqui utilizada funde-se numa forma orgânica com os décors, as personagens e as técnicas de modelação transformando o filme num corpo artesanal claramente humano.

Guide Dog, sequela de «Guard Dog», nomeado para um Óscar, é a animação (animalização) do desastre, figurativamente, entenda-se. A curta-metragem de Bill Plympton segue os pressupostos fundamentais da animação e não foge ao gag resultando num cómico extremo e num desenho animado exaltado.

Um mercado de praça, frascos, frutos e legumes. O croata The Market de Ana Husman dá corpo ao movimento e despersonifica os alimentos dotando-os de uma nacionalidade. Só o que é nacional é bom? Ou é o método estrangeiro de confecção que poderá correr o risco de falhar? Aqui a acção centra-se nos frames que o acto de animar rouba ao vídeo, evoluindo para uma nova fórmula.

Quanto à ficção o belga Alex Stockman transporta ao festival o seu conto de fadas concorrente, de igual forma, no 63º Festival de Berlim. Eva Reste au Placard les Nuits de Pleine Lune apela ao lado voyeurista do espectador e ao platonismo de um amor quase maniqueísta e transporta-os até um choque do qual resulta a profunda meditação. Por fim, Revolution de Diskeuve Xavier exalta a transformação da precisão em monotonia na vida de um casal que coloca realmente em dúvida as suas escolhas de vida, sentimentais e profissionais.

COMPETIÇÃO 3

Na competição nocturna mais oito filmes todos distintos entre si. Reina a diversidade. Segue-se uma apreciação, de entre outras.

Procura-se Amigo... de Vítor Moreira acolhe em si um típico sentimento luso. Fazendo uso da emoção, antes de mais, racionalizada, narra o velho sentimento nacional da saudade de possuir, a mágoa de não ter e o arrependimento pelo que entretanto encontra.

Da ECAM de Espanha, Muddy Mae´s Shoes poderia muito bem ser, sem saber, proveniente de Itália, embora o título indique noutra direcção. Rodada em Almería revela-se mais uma farsa ao western spaghetti de Sergio Leone, entre outros, do que ao new western norte-americano. Uma narração precisa e visualmente atraente.

Finalmente, Saliva do brasileiro Esmir Filho, participante na Semana da Crítica do último Festival de Cinema de Cannes, coloca-se do lado da expressão mais plástica e denotativa relacionada com a passagem de um testemunho, de uma mensagem ao espectador através do apelo à contemplação e não à emoção. Enquanto os dois protagonistas mergulham literalmente num beijo sem paixão, o público apaixona-se pela imagem projectada. Trata-se, enfim, de uma séria sedução.

_________________________________________________________________________________________________

COMPETITION 2

The second day of FIKE – Évora International Short Film Festival began with the competition session number two. A vicious parental vision about Cinema would let Animation outside its universe. In spite of that four animation short films in a total of seven did stand for the festival position about this plastic cinematographic genre. The Nest´s Guardian from Luxemburg, 35mm, by Olivier Pesch is about original creatures growing. The stop-motion technique transforms itself in an organic form with the set, the caracters and the modulation techniques transforming it in a hand-made and humanized body.

Guide Dog, sequel to «Guard Dog», nominated to an Oscar, is the animation (animalization) of disaster, in a pictorial way of speaking. The short film by Bill Plympton follows the fundamental principles of Animation and don´t run away from the gag resulting in an extreme comedy and an excited cartoon.

A market square, recipients, fruits and vegetables. The Market by the croatian Ana Husman gives body to the movement and de-personalize the aliments giving them a sort of nationality. Are just the national products good? Or is the foreigner method of making it a true risk for failure? Here the action is centralized in the frames cut-off from the video by the animation act, developing in a new formula.

The belgian Alex Stockman fiction transports to the festival a kind of a fairy-tale, already a contestant from the 63rd Berlin Festival. Reste au Placard les Nuits de Pleine Lune appeals to a voyeuristic side of the spectators and to the almost good and bad platonic love transporting them to a chock resulting in a profound meditation. At last, but not the least, Revolution by Diskeuve Xavier exalts the transformation of precision into monotony in a couple´s life giving them doubts about their sentimental and professional life choices.

COMPETITION 3

At the night competition more eight short films, different from each other. Follows a commentary, between others.

Procura-se Amigo... by Vítor Moreira guests in it a portuguese usual feeling. It uses racionalized emotion and narrates the old national feeling of the owning miss, the sorrow of not having and the regret for what he finds in between.

By ECAM from Spain Muddy Mae´s Shoes could be, without knowing, provinient from Italy, in spite of the title indicating in another direction. Filmed in Almería it reveals itself like a farse at the Sergio Leone western spaghetti more then at the north-american new western. A precise and visually atractive narration.

Finally, Saliva by the brazilian Esmir Filho, contestant in the last Semaine de la Critique from Cannes Festival, stands side-by-side with a bigger plastic expression in relation with the audience getting through the message of the author by contemplation, not emotion. While the two protagonists dive into a no-passion kiss the spectators fall in love with the projected moving image. We talk about serious seduction here.

Sem comentários: