domingo, 25 de novembro de 2007

FIKE 2007 | Dia 9 | Day 9

COMPETIÇÃO 11

Snoozer do Norte-Americano Jason Affolder é, a vários níveis, distinto da maioria dos filmes a concurso na sexta edição do Festival Internacional de Curtas-metragens de Évora. Em primeiro lugar devido ao suporte utilizado – Super 8mm – e em segundo por utilizar conscientemente a sua natureza de forma a exprimir uma identidade surrealista e onírica. De qualquer forma, o encadeamento das sequências ritmadas pela música da banda sonora (numa orientação do mudo) encaixa totalmente a acção das personagens no seio de uma relação possível apenas na cabeça de cada um dos amantes que sonham.

Adeptas do non-sense chegam-nos duas curtas-metragens. A animação de Matthew Walker John and Karen adopta uma tendência mais britânica no enquadramento das personagens – um casal composto por um urso polar (John) e um pinguim (Karen) à hora do chá – minimalista, enquanto que a ficção espanhola The Legend of The Slow Man de Armando Del Rio evoca um sentido cómico mais continental. Embora por vezes resvalando para o exagero a originalidade do filme controla a aridez da muito lenta voz-off do protagonista e catapulta o argumento que facilmente cai na simpatia da audiência.

Finalmente, Paired Off de Esmir Filho. O segundo filme a concurso do cineasta brasileiro (a par de Saliva) representa, porventura, uma outra vertente do seu autor. Igualmente iconoclasta e visualmente forte, Paired Off em particular. Por vezes intrincada, a narrativa colide com concepção plástica da imagem resultando numa amalgama publicitária de um produto de ficção, não tão clara no primeiro filme exibido igualmente pelo FIKE 2007. contempla uma prática mais clássica do que o anterior com raízes no cinema italiano.

Sem comentários: